quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A adolescência e as ormonas

As ormonos andam sempre al saltos na adolescência e os jovens cometem erros que nem sequer deviam de cometer. Actualmente existe tanta informação das consequências de fazer sexo pouco seguro, da importância do preservativo, ect. Mas as estatísticas aponta a um maior crescimento de jovens grávidas de um maior número de pessoas infectadas e algo que os adolescentes não querem saber das informações que chega aos seus ouvidos.


As escolas já fazem palestra sobre a educação sexual, o ministério da educação quer aulas de educação sexual, mas será que vale a pena der essas aulas extras? Ou será que os jovens com essas aulas extras sobre a sexualidade vão ainda pensar “Se usar um preservativo não vai acontecer nada”.Estas são algumas das muitas questão que eu tenho na minha cabeça mas que não têm resposta.

Por exemplo agora existe mais informação de como praticar sexo seguro, explicar o que consiste a adolescência, quais são os contraceptivos e como usar os contraceptivos, explicam as consequências de erros que jovens cometem na idade da adolescência como gravidez ou contrair doença, etc. O que não percebo é como com esta informação toda existe mais grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis do que antigamente que esse assunto era uma assunto tabu nas famílias.

Os jovens pensam que não existe nenhum mal praticar sexo sem preservativo e só a rapariga estar a tomar a pílula mas engana-se porque as doenças sexualmente transmissíveis passam através do sexo e a pílula não protege e a única maneira de proteger essas doenças é usar o preservativo. A pílula via oral é uma comprimidos que contem ormonas, isto é, tem ormonas femininas, estrogênio e progesterona ,que controla a fertilidade da mulher. Existem milhares de pílulas mas todas diferentes porque cada mulher é diferente e o seu corpo é diferente e por isso nem todas as mulheres usam a mesma pílula